sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Bebês: Banho de Balde

Como sei que tem váááárias bloguetes que tem bebês pequenos e muitas que estão gravidinhas, e também, atendendo a muuuitos pedidos, resolvi fazer um post abordando um assunto que vem sendo a sensação entre as mamãe antenadas, o famoso Banho de Balde!! Antigamente muitas mulheres torciam o nariz quando viam alguém dando banho em seus bebês em baldes, sendo que existem as banheiras convencionais, era porque elas não sabiam dos benefícios dessa atividade, maaaas essa idéia mudou, porque hoje, elas entenderam que seus bebês super acalmam, que é um benefício que esse banho traz, fazendo inclusive, com que eles chorem menos durante a noite e fiquem bem menos tensos, ou seja, é um relaxante naturalíssimo!!

A trilha sonora que acompanha o banho de bebê, é o choro, muito choro (isso nos primeiros meses). Segundo os especialistas, uma das explicações, é que, quando eles entram em contato com a água, logo se lembram do meio aquático do útero, um lugar fechado, escuro, quente e seguro, e quando percebem que estão em um ambiente claro, menos aquecido e aberto, ficam tensos. Uma forma bem simples pode reproduzir um pouco daquela fase aconchegante do bebê dentro da barriga: o banho de balde.


Porque usar:
Quando o bebê toma banho de balde, ele fica numa posição bem parecida com a que ficava no útero da mamãe, a posição fetal. Perninhas e bracinhos encolhidos, mas presos, como na barriga da mamãe. A água permanece por mais tempo quentinha e o pequeno pode ficar submerso do pescoço para baixo. Assim, o bebê fica mais tranquilo e até dorme durante o banho. Na banheira comum, ele não fica tão encolhidinho e a água esfria mais rápido.

Indicado àpartir de:
O banho de balde é indicado para bebês que acabaram de sair da maternidade. São mais seguros principalmente quando os bebês começam a ficar em pé, tendo menor risco de escorregarem e se afogarem. Mas óbvio que a mamãe vai colocá-lo no balde e permanescer ao seu lado, segurando-o, não é seguro largá-lo sozinho em um recipiente com água (óbvio isso, esse cuidado se deve tomar inclusive na banheira convencional).

Indicação de tempo:
Seu bebê poderá continuar com o banho de balde, até quando desejarem ou até a idade que for confortável para mãe e bebê.

Qual balde usar:
Há várias dúvidas sobre qual balde usar: balde comum ou um específico para o banho de bebês. Alguns acham que o específico é só um apelo à marca. Outros especialistas dizem que o balde específico para o banho de bebês tem uma segurança maior, já não há risco de corte, evitando que o balde derrape, pois há um melhor centro de gravidade. Além disso, um balde de marca específica pode não liberar substâncias tóxicas que prejudiquem o bebê como um balde comum. (Conheço muitas mamães que dão banhos em baldes comuns, porém, em baldes de boa qualidade e resistentes).


Qualquer dúvida, sobre o banho de balde e qualquer outra que você venha a ter sobre o seu bebê, não pense duas vezes, esclareça-as com o(a) médico(a) pediátra do seu filho(a)!!

Se você é de  São Joaquim da Barra - SP, procure a médica pediátra Dra Rosa A. G. Souza Maffia, foi a minha médica e da família toda, é super competente, experiente e com CERTEZA será a médica dos meu filhos (que ainda não tenho, mas que pretendo ter), ela vai esclarecer suas dúvidas sobre o banho de balde e sobre qualquer outro assunto sobre bebês!! Super recomendo!!!

E vocês bloguetes amaaaaadas, gostaram do post de hoje? Dão banhos de baldes em seus bebês? Conhecem alguém que dá? Contem-me tudo!! Eu conheço algumas pessoas que dão banho de baldes e que super recomendam, ainda não ouvi ninguém falar nada contra!! Quando tiver os meus, quero dar banho de balde com certezaaaa!!!

Beijokas
Fonte: Guia do Bebê e Das Maria Blog

16 comentários:

Cláudia Accioly disse...

Patty,

Além de acalmar, não tem coisa mais linda!
Bom fim de semana, bjo.

Vanessa Monteiro disse...

Oiii Miga!

Que coisinhas mais fofas!

Já dei banho de balde na Lari quando era Bebê...agora ela quer mais não cabe mais...haha

Miga fiz o seu capuccino mais na versão light,ficou maravilhoso!
Hoje vou postar no blog!

Tenha um ótimo fds!

Fique com Deus...Beijãooo

Oficina Chic disse...

Muito legal o post para as mamães :)
Beijos, Gabi

Gabriela Cristal disse...

Quando vi esse balde a primeira vez achei o máximo! E o melhor de tudo é que não tem risco do bebê se afogar.
Ótimo fim de semana.
Bjos.

Cristina Lucia disse...

Patty,
e eu vou adorar,pois fico so olhando os netinhos dela(Dra Rosa),praticando essa novidade no Brasil,e tao ja usada em outros paises.hehehe.
AGUARDAAAAANDO!!!!!!
beijos

Unknown disse...

Nossa que post fofo, cheio de coisinhas pequenas que dão vontade de morder!! rsrsrs
Não sabia que isso deixava o bebê mais tranquilo, é uma ótima dica!!

Beijinhoss!!

http://danimakeups.blogspot.com/

Anônimo disse...

Patty, que post mais fofo!! Não tenho filhos ainda, mas adorei a dica e usarei com certeza!!!

beijos

Luciana Diniz

Tatty disse...

É interessante esse negócio de banho no balde, mas eu ia ficar com medo de deixar meu baby(qdo tiver) assim!
Bjss, Tatty

http://suspirofashion.blogspot.com/

Mika disse...

Oie Patty,

Babys são tão fofinhos, adorei eles nos baldes.. hahaha

Beijos,

changinroom.blogspot.com

Juliana disse...

Oi Patty!!!

Que legal seu post! Nao sabia desses beneficios todos!
Qdo eu tiver um pimpolho ja sei que esse banho é benefico!

Super bjo
Juliana

Anônimo disse...

oi Patty,

Gente, que coisa mais liiiinda!!! Mto fofoooo, adorei!! Esse post foi uma super novidade, tinha preconceito com banho de balde, tinha, não tenho mais apartir hoje!!! Adorei!!!

beijos

Paula Almeida

Unknown disse...

Oi, Patty, a Alice adora tomar banhinho de balde antes de dormir, eu coloco saquinhos de chá de camomila para ela relaxar.

Unknown disse...

Oi, Patty, a Alice adora tomar banhinho de balde atnes de dormr, coloco saquinhos de chá de camomila pra ela relaxar, ;)

Anônimo disse...

Mooooo deux! Quanto baby lindo no baldinho!!

!Xoxo e bom find!
www.fervofashion.blogspot.com

Vivis disse...

OI Pati, vou tentar de novo...
O Iuri toma banho de balde desde 5 dias de vida, no comecinho estranhou, mas depois.... toma banho de balde todo dia, issocom 1 ano e 6 meses...
Sao duas coisas que eu nao vivo sem: balde e Sling... outro vicio divino....
Adorei o post!!!
bjksss

Anônimo disse...

Patty
Adoreiiiiiii mt o post
Ótima dica
Bjokas